Tire qualquer pedacinho de gordura e membranas que tenham ficado na carne e corte em cubos grandes. Corte a cebola e o alho em brunoise, que são pedacinhos bem pequenos. Faça um bouquet garni com alecrim, tomilho, manjerona e louro, amarrando as ervas com um barbante ou fio dental sem sabor.
Em uma panela bem quente, sele os pedaços de carne com azeite de oliva. A carne vai soltar bastante suco, então deve ficar na panela em fogo alto até secar, o que leva cerca de 15 minutos. Quando estiver seco, adicione a cebola, refogue por três minutos e acrescente o alho, deixando por mais um minuto. Deglace a panela com o vinho e deixar o álcool evaporar por cinco minutos.
Adicione as latas de tomate e tempere com sal e pimenta. Baixe o fogo e coloque o bouquet garni dentro, amarrando a ponta no barbante na alça da panela, para ficar mais fácil de tirar depois. Tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de duas horas, verificando de 15 em 15 minutos se não secou. Se estiver secando, adicione uma xícara de água e mexa bem para não queimar. Quando a carne estiver se desmanchando, o molho está pronto. Retire o bouquet garni.
Cozinhe o pappardelle conforme as instruções da embalagem e depois o junte à panela do molho, misturando bem para absorver o sabor. Sirva com parmesão para ralar na hora.
COMPARTILHAR